Jogar Pac-Man é muito simples. O objetivo principal é marcar o máximo de pontos possível num único jogo. Para o fazer, teremos de conduzir a nossa personagem através de labirintos intrincados, devorando os pontos. Quando os conseguirmos obter todos, passamos ao ecrã seguinte.
Para complicar um pouco as coisas e torná-las mais divertidas, existem os fantasmas: criaturas coloridas que nos perseguem e matam o nosso personagem se conseguirem tocar-lhe. No entanto, quando devoramos um dos pontos especiais, a nossa personagem adquire a capacidade de os devorar durante um período de tempo limitado (somando pontos extra). Por fim, as cerejas são um item especial que também marca pontos.
O Pacman online permite-lhe controlar três personagens: Pacman, Mrs. Pacman e o Cookie Monster. Além disso, pode escolher uma versão turbo que acelera a jogabilidade deste jogo clássico.
O Google Pac-Man foi lançado em 21 de maio de 2010 para comemorar o trigésimo aniversário do jogo original. O Google Pac-Man apareceu pela primeira vez na página inicial do principal motor de busca da Internet. Era uma versão sem adições e totalmente fiel ao original, que podia ser facilmente jogada com as teclas de setas do teclado. Foi um grande sucesso, divertindo um número considerável de utilizadores.
Para além disso, temos outras versões do Pacman, como o Ms. Pac-Man, o Pac-Man 3D RTX ou o Pac-Xon Deluxe.
Toru Iwatani, designer japonês de videojogos, é o pai criador do Pac-Man. Na altura em que o Pac-Man foi lançado (22 de maio de 1980), Toru trabalhava para um dos maiores nomes da indústria, o criador Namco. Inicialmente, o software funcionava numa das máquinas de arcada tradicionais. Durante a década de 1980, ganhou o recorde mundial do Guinness para o videojogo mais bem sucedido da história.
Posteriormente, Pacman teve inúmeras versões e adaptações para as mais diversas plataformas. Hoje pode ser desfrutado em telemóveis, computadores, consolas portáteis e de secretária, aplicações de TV...
Quase todos nós já jogámos um dos jogos do Pac Man. E mesmo aqueles que não o fizeram são capazes de identificar as características mais significativas do seu universo. Para além do jogo de vídeo, é o ícone da cultura popular, aparecendo regularmente em linhas de roupa, eventos de quase todo o tipo, filmes e séries de televisão. O simpático comedor amarelo já foi visto na apresentação de uns Jogos Olímpicos (Tóquio 2020), em vários episódios de Os Simpsons ou na segunda parte de Guardiões da Galáxia.